segunda-feira, 6 de março de 2017

E se eu não tivesse mudado para cidade?

As vezes fico pensando como seria a minha vida se não tivesse saído da roça. Será que eu estaria melhor financeiramente? Como seria o meu conhecimento sobre investimentos? Será que estaria casado com um monte de filhos?
A seguir segue as respostas dessas perguntas baseadas na vida que eu levava.


Será que eu estaria melhor financeiramente?

Será que estaria cheio de grana?
Hoje tenho 31 anos e saí de casa aos 18 anos. Então, tem 13 anos que me mudei. Na época eu tinha por volta de 3k e umas 12 cabeças de gado. Fazendo umas contas de padeiro, teria por volta de 7k, ou seja, 3k + 4k = 7k. Estou colocando as vacas no preço da época. Coloquei baixo devido ter bezerros. Talvez seria até mais. Estou sendo conservador no valor. 

Eu tive um emprego de 3 meses antes de entrar na faculdade. Tive um ganho por volta de R$ 900,00. Na cidade que eu morei para fazer a faculdade fiquei por lá 5 anos. Nesse intervalo gastei tudo que eu tinha para me manter. Não trabalhei devido ao curso ser diurno e também por não encontrar empregos. Nessa época contava as moedas para sobreviver. Claro que meu dinheiro não foi o suficiente para me manter. Quando acabou meu pai me deu uma ajuda.

Depois de formado eu me mudei para a capital e lá comecei a trabalhar, mas com um salário que só dava para me manter e não sobrava nada para investir. Fiquei nessa por muitos anos. Até apelar para concursos públicos.  Só nessa história já tinha passado 9 anos contando com a faculdade. Na época que estava trabalhando consegui juntar um dinheiro, mas foi bem pouco. Acabei torrando com meus estudos para concursos públicos, pois parei de trabalhar por volta de 8 meses para estudar.

Em termos financeiramente nesses 9 anos estava muito pior. Comecei a ganhar dinheiro de verdade só depois que passei no concurso, mas cometi alguns erros, e não consegui juntar muito dinheiro. Hoje tem um patrimônio por volta de 70k. Isso depois de 13 anos, o que é muito deprimente. Mas já superei isso.

A conclusão que posso tirar comparação ao meu pensamento quando eu tinha 18 anos é que estaria bem melhor financeiramente, pois eu era um cara muito batalhador e não era gastador como a maioria. Hoje acredito que estaria com um bom patrimônio. Acredito que teria muito gado e alguns alqueires de terra. Hoje o que me deixa mais confortável é ter um salário razoável e que meus aportes estão constantes e dei uma endireitada na minha vida.

Como seria o meu conhecimento sobre investimentos?


Para ser sincero acredito acho que não teria muito conhecimento, mas acredito que saberia de algumas coisas. Talvez não investiria no que hoje invisto, pois meus investimentos iriam ser voltado para a terra, como: plantar, criar gado.

Será que estaria casado com um monte de filhos?

Será que estaria nessa situação?
Casado eu não sei se estaria, mas provavelmente teria casado. Filhos talvez teria ou não. Essa é uma resposta que não sei nem responder direito. Apesar de ter casado uma vez, hoje vejo que o casamento é uma instituição falida. As pessoas não se respeitam mais. Está muito bagunçado. 

Pois é pessoal, essas são perguntas que as vezes eu fico me perguntado. Mas é "se", e é uma coisa que não tem uma resposta concreta. A vida está cheia de erros e acertos e o que podemos é aprender com os nossos erros e tentar corrigi-los. 

Abraços,
Cowboy Investidor

28 comentários :

  1. bom post

    é sempre bom olharmos para trás e ver o caminho que seguimos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MP,
      Verdade, é bom, mas não não lamentar das coisas.

      Abraços.

      Excluir
  2. Fala CI,

    Interessante, fico as vezes pensando se tivesse moldado a minha vida diferente.

    Sempre fui muito moderado em tudo, isto e bom e ruim,.poderia ter mais dinheiro ou menos...

    Investimento em gado parece ser bom negocio, mas eu nao conheço nada sobre rs.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VDC,
      Pois é. Isso é meio complicado. Difícil saber se estaríamos melhores.

      Investimentos em gado eu acho legal principalmente em gado de corte, mas tem quem prefere vaca de leite, mas no ramo de leite eu acho muito trabalhoso.

      Abraços.

      Excluir
  3. Bem reflexivo!

    Cada escolha que fazemos, muda o nosso futuro. São tantos caminhos..

    Abraços e sucesso

    ResponderExcluir
  4. Fala C.I, Viva o agora, esqueça o passado !!! o melhor é o agora !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza SP.
      Não podemos ficar preso ao passado. Fazer o presente melhor tem que ser o objetivo.

      Abraços.

      Excluir
    2. Caro Cowboy, cuidado com o stifler chorão.

      Excluir
  5. Olá CI!

    Este "E se...." mata a gente a cada vez que paramos para refletir decisões passadas em nossas vidas.

    Por isso, devemos evitar. Somos as escolhas que fazemos, os caminhos que tomamos, por mais que, por vezes, sejamos direcionados "forçosamente" pela vida.

    Firme no presente e de olho no futuro.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. "Se" condição atrapalhativa, o que ficou para trás pertence ao passado, revisita-o apenas para tirar lições e foque no hoje e planeje o futuro, mas nada a ferro e fogo, pois muitas vcs acontece o que vc nem imaginava em seus melhores sonhos ou piores pesadelos.
    Bola para frente e fé na vida!

    ResponderExcluir
  7. CI, sempre penso nisso..."se tivesse casado com a primeira namorada?" / "teria 1 milhão de filhos srsr?" / "se não tivesse estudado?" / "se não tivesse nível superior?"...

    vou te falar, nem quero imaginar esses cenários que mencionei acima...acho que fiz (fizemos) a escolha certa!

    seu blog é muito legal e acompanho sempre!!
    se tiver um tempinho, dá uma passada lá no meu que iniciei faz pouco tempo....

    Abraços,
    M.R.F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MRF,
      Obrigado pelo comentário e pela visita.
      Vou adicionar você na lista.

      Abraços.

      Excluir
  8. Fala galera, estou voltando com o blog após o acontecido no inicio do ano.
    Segue o novo endereço: http://opilotoinvestidor.blogspot.com.br/
    Grande abraço PI

    ResponderExcluir
  9. Cowboy,

    Aberto a parcerias?Se sim, qual seu email de contato.

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Cowboy,

    quais são os objetivos para o futuro, estudar para concurso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo,
      Eu parei de estudar para concursos. Estou tranquilo no cargo atual (sou concursado).

      Meu objetivo agora é aumentar minha renda através de investimentos e fazer alguns projetos por fora.

      Abraços.

      Excluir
  11. POis é cowboy, o importante é que você fez algo. E fez o melhor que podia com o que tinha disponível!

    Sucesso!
    Abc
    https://funcionariopublicoinvestidor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá FPI,
      Pois é. Eu tentei dar a volta por cima e ainda estou batalhando para ficar melhor.

      Obrigado. Desejo o mesmo a você.

      Abraços.

      Excluir
  12. Amigo, voltei com o blog reformulado.

    Vou postar apenas em inglês, mas você pode ver em português traduzindo com o plugin do Google que coloquei lá.

    O intuito da mudança é pra eu me forçar a escrever em inglês e também para o blog ganhar o mundo.

    A linha do blog continua a mesma: ações, ETFs, investimentos no exterior, John Bogle, comportamento pessoal, biografias, livros, sites, dicas de economias pessoais, superação, trabalho e estudo, Jéssica Chastain também.

    Atualização mensal e resultado anual continuam. Análise de resultados de ações brasileiras sempre que sair o anual.

    Mudei o sistema de comentário para o sistema do Disqus (lê-se “Discuss”), essa é uma ferramenta muito bacana pq assim vc vai ver todos os seus comentários e suas respostas e discussões num canto só, se não conhece se cadastre no site Disqus.com vale a pena sim.

    Agora dá pra treinar o inglês lá e deixar sua participação. Você está no meu blogroll.

    Grande abraço,

    Frugal Simple.

    ResponderExcluir
  13. Olá FS,
    O blog ficou muito legal. Excelente trabalho.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. O importante é sair debaixo da asa dos seus pais.

    ResponderExcluir