terça-feira, 13 de junho de 2017

Vantagens de viver no campo

O Brasil é um país urbano. Conforme divulgado pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE). mostra que nos últimos 60 anos a população urbana passou de 31% da 81%. O artigo completo se encontra aqui. A vida na cidade tem suas vantagens e desvantagens, assim como a vida no campo. No entanto, irei abordar aqui apenas as vantagens de morar no campo.

Já pensou acordar com uma vista dessa?

Privacidade e Tranquilidade


Se você gosta de privacidade e tranquilidade viver no campo isso funciona bem, especialmente se sua casa estiver situada em uma área remota e se você não tem vizinhos por perto. 

As cidades estão repletas de pessoas e é praticamente impossível você sair sem ser visto por outras pessoas. A maioria das cidades grandes nunca dormem. Para conseguir um pouco de paz, muitos moradores da cidade procuram morar em bairros mais distantes em busca de mais privacidade e de pouco ruído. No campo as pessoas não tem problemas com privacidade ou ruído constantes de tráfego. Se você não quiser ver ninguém não precisa. Muitas vezes você nem vai ouvir carros, caso sua casa seja distante de alguma estrada.

Menos poluição


O campo é geralmente calmo e pacífico, certamente não é tão contaminado com poluentes tóxicos como na cidade. Não há tanto tráfego, poluição atmosférica ou poluição da indústria. Ecologicamente falando, as vantagens de viver no campo incluem comer alimentos cultivados localmente. Menos poluição porque não há carros, como acontece na cidade. 

O ar limpo é, sem dúvida, uma das principais vantagens da vida no campo. Em qualquer cidade, ainda que pequena, há milhares de carros, industrias. Uma coisa fácil de notar são as cortinas, as placas brancas de pano todas pretas devido à poluição, imagine os nossos pulmões. As pessoas que vivem na zona rural tem menos problemas respiratórios.

Sentir mais perto da natureza


No campo, você é acordado pelos cantos dos pássaros e não pelo barulho do trânsito. As casas no campo estão cercadas pela natureza, que tem um efeito calmante na mente e no corpo. No campo, você não precisa deixar sua casa para se sentir mais perto da natureza, porque a natureza vai até você e é bastante comum ver animais selvagens como pássaros, borboletas, ouriços, raposas, coelhos no seu quintal.

Espaço maior


No campo você tem mais espaço. Se você deseja crescer sua casa, você tem espaço para fazê-lo. Se você quer construir um galpão ou um celeiro ou um estúdio de arte, você tem espaço. O espaço é superior a áreas urbanas. Você pode até ter mais filhos do que você teria se tivesse ficado em sua pequena habitação na cidade. Dependendo de onde você mora no campo, você pode ter vista para a montanha, vista para o lago, vista para o oceano ou pastagem bem na sua porta.

As cidades cronicamente não têm muito espaços abertos e as crianças tendem a jogar mais jogos de computador e menos jogos ao ar livre. No campo você pode jogar um jogo sem ser virtual, brincar de bola, aprender a andar de bicicleta ou simplesmente se divertir ao ar livre. Claro que essas brincadeiras são feitas na cidade, mas isso acaba sendo mais difícil de ser executas. No campo, as crianças têm tanto espaço quanto querem e não têm que compartilhá-las com dezenas de outras crianças, como é o caso na maioria dos parques das cidades e playgrounds.

As vantagens no campo são muitas. Abaixo há uma lista sucinta.


  • Capacidade de produzir sua própria comida: No campo, você pode facilmente cultivar frutas e vegetais suficientes para consumo próprio. E isso acaba deixando a comida mais saudável e natural.
  • Pessoas mais amigáveis: No campo, todo mundo conhece todos e as pessoas realmente se cumprimentam. As comunidades no campo são muito menores, mas estão mais conectadas e abertas. As pessoas no campo são realmente mais amigáveis e estão preparadas para ajudar sem pedir nada em troca.
  • Viver sem pressa: O tempo corre mais devagar no campo. Diferente dos moradores da cidade que tendem a estar sempre com pressa para algum lugar. O que leva a um grande estresse.
  • Baixas taxas de criminalidade: A vida no campo é muito mais segura do que na cidade quando se trata de crime que é praticamente inexistente no campo mesmo sendo aqui no Brasil.
  • Dormir em paz, nenhum ruído, nenhuma luz que entra pela janela: Na cidade, a atividade não para, há pouco momento de paz. No campo, a noite de sono é em total silêncio e isso faz com que o sono seja muito mais tranquilo e o descanso é bem melhor.
  • Espaços abertos, paisagens, etc: As áreas rurais nos convidam a praticar exercício. Você tem acesso fácil a caminhadas, escaladas, passeios de bicicleta, acampamento, pesca, caça e vários lugares onde você pode fazer qualquer coisa que você quiser sem viajar para outro lugar para fazê-lo. É só sair da sua porta do fundo e você pode estar dentro ou perto de uma trilha natural, de um rio, etc.

Abraços,
Cowboy Investidor

23 comentários :

  1. Fala Cowboy!

    Cara, eu não me vejo morando no campo. Pra mim, é algo a se passar alguns dias.
    É algo que exigiria bastante de mim uma mudança dessa.

    Mas os pontos positivos são bem atraentes...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá II,
      Para quem nasceu na cidade é bem complicado mesmo. Passar um dias é bem mais fácil.

      Como eu nasci e morei no campo, isso para mim é fácil. Pretendo voltar a morar no campo quando atingir minha IF.

      Abraços.

      Excluir
  2. Olá C.I, o problema do campo é a falta de facilidades que temos na cidade, principalmente atendimento médico. Outra coisa é que no campo não há muito tecnologia, falta sinal de celulares, internet e etc.. quando tem é ruim ou caro (vide internet via rádio).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá SP,

      Sim, isso é verdade. Falei só das vantagens, mas há várias desvantagens.
      Onde meus pais moram até que tem muita facilidades. Há internet, TV (exceto a cabo). Já atendimento médico é razoável. Mas há vários campos que não tem nada de bom. Para quem um dia pretende morar no campo, ele (a) deve olhar as facilidades das coisas. E há muitos campos que tem essas coisas.

      Abraços.

      Excluir
  3. Tenho familiares que moram no campo e sempre que vou visitá-los acho um tédio! O tempo parece que não passa e as opções de lazer são muito limitadas...

    Talvez um dia mude de opinião, mas acho que sou essencialmente urbano...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá SM,
      Se você não tiver nenhuma ocupação no campo, o tempo não passa rápido.
      Esse negócio de lazer depende muito, pois nem tudo tem na zona rural. A pessoa vai ter que adaptar.
      Muita gente não adapta ao campo. Acho que é até mais fácil adaptar na cidade.

      Eu tenho tédio até hoje quando vou à casa de meus pais, pois eu não faço quase nada lá, mas quando eu morava lá não tinha. Sempre é bom ter uma ocupação.

      Abraços.

      Excluir
  4. É a melhor coisa. Nasci na capital de meu estado e morei no interior por muitos anos, onde tive bastante contato com a zona rural. Quando mais jovem eu achava chato morar por lá, hoje vejo que eu era bobo. Se pudesse largava tudo pra morar num sítio.
    Apesar disso planejo morar em uma praia em breve. Também tem muitas coisas boas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CF,
      Eu também acho legal. Não vejo a hora de atingir a IF e me mudar. Ficar morando empilhado(morando em apto) é chato demais.

      Morar na praia é interessante também.

      Abraços.

      Excluir
  5. Moro em cidade pequena, e tenho contato muito próximo com a zona rural.
    Pela minha experiência digo sem medo de errar que a grande maioria dos moradores de cidades, mesmo as cidades pequenas não aguentam morar em sítios ou fazendas por muito tempo, principalmente se tiverem que pegar no pesado.
    Creio que uns 10 a 15% dos moradores urbanos tenham realmente esse perfil.
    O que vejo aqui na minha região é que mesmo entre pessoas nascidas e criadas na zona rural, há um certo êxodo para as cidades, para estudar, trabalhar etc.
    Mão de obra braçal não é qualquer um que topa ser.
    Com relação a segurança, realmente a criminalidade não é tão grande, embora existam sim roubos em propriedades rurais, roubos esses que não são mais raros. Já ví reportagens de outras regiões do Brasil falando justamente da insegurança no campo. Lógico que não quero generalizar.
    Já morei em cidade grande e moro em cidade pequena, vivi as duas realidades, e na minha opinião as pessoas daqui não são tão mais solicitas ou "abertas" que as da cidade grande, isso aqui na cidade, na zona rural podem ser um pouco mais até por falta de opção também.
    Faço uma observação: Quem pretende morar no campo deve ficar atento para a situação das estradas rurais, geralmente de terra ou encascalhadas. Nem todas as prefeituras tem condições de fazer uma manutenção satisfatória dessas estradas, e o morador rural em algum momento (especialmente períodos chuvosos) pode ter aborrecimentos, até para sair de casa, ou chegar a cidade mais próxima.
    A vida no campo tem pontos positivos, entre eles estão os que foram citados no post, mas quem realmente se interessar deve pesquisar com bastante critério essa opção, e não se baseando naquela imagem romântica da vida na roça que muitos ainda tem, mas que ao meu ver não é mais tudo isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo,
      Excelente comentário. Realmente trabalhar no pesado é complicado. Eu já trabalhei muito e sei como é. Para quem pretende morar no campo deve pesquisar muito. O local, o tipo de terra, as estradas, a cidade próxima e se ela é desenvolvida, etc.

      Eu só pretendo morar na zona rural quando atingir a IF, pois não pretendo trabalhar no pesado. E falo o mesmo para quem mora na cidade e que pretende morar na roça. É melhor mudar se tiver uma situação financeira boa. Assim não vai ser obrigado a trabalhar pesado.

      Abraços.

      Excluir
  6. Buenas Cowboy! Eu vivo numa cidade agrícola, e acho que isso é muito bom. Na cidade tenho tudo e estou próximo do campo. No futuro não pretendo morar no sítio, mas gosto muito da ideia de ter uma renda rural.

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IPV,
      Muito bom. Agora que você virou fazendeiro você tem a opção de morar algum dia, se mudar de idéia.

      Abraços.

      Excluir
  7. Olá cowboy, já nós policiais temos receio da zona rural, justamente por serem, geralmente, lugares isolados e ermos, dificuldade para contatar emergência, embora na televisão mostre os moradores do campo como pessoas ingênuas e de boa-fé, o que mais vemos é uma maioria ignorantes, a falta de acesso à educação da cidade fizem muitos terem um pensamento primitivo e uma ideia distorcida de justiça, certa vez formos prender um homicida, em razão da comunidade ter simpatia com com ele, resolveram que não deveria ser preso, cercaram a delegacia para livrar o criminoso, até hoje ele tá solto por lá, quando consideram que o cara merece ser punido, prisão não é o suficiente, até coisas simples como furtar uma galinha pra comer o local volta aos tempos medievais, uma multidão levam o cara até um local público, como uma praça ou na rua mesmo, e o espancam até a morte, coerção é difícil em razão da distância, aconselho pra quem for morar na zona rural que tenha arma de fogo, mesmo na ilegalidade (é sua vida que pode está em jogo), mas isso que conto é com minha experiência aqui que é floresta Amazônia e há muito conflito por terras, regiões como sudeste e sul devem ser mais pacificados, mas procurar um terreno não muito longe de alguma cidade é uma boa, abraço do norte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá LB,
      Isso que você falou acho que está mais para o norte mesmo. Aqui no sudeste MG existem muita gente ignorante, mas não vi chegar a esse ponto. Pelo menos no município que meus pais moram a quantidade de homicídios é pouca. Às vezes passam mais de 5 a 10 anos para ter um.

      Abraços.

      Excluir
  8. cumpadi, aqui mais um que pensa em morar num sitio após atingir a IF. coisa pra fazer nao vai faltar. cuidar da horta, das galinhas, ir na cidade comprar coisas no mercado, arrumar a cerca que caiu, limpar a piscina... ai que chato, melhor ficar aqui no escritorio correndo de reuniao pra reuniao... ;-) agora sério, tem q ser razoavelmente perto de uma cidade por causa de escola, medicos e lazer em geral. e tem que ter internet de alguma forma senao eu morro de tédio. como vou blogar sem internet ? outra vantagem, que vc nao citou, q é muito importante pra nós que estamos perseguindo a IF: custo de vida mais baixo. Vendo meu apê aqui e compro um baita sítio se quiser, com tanto espaço que vou passar o resto da vida inventando o que fazer com aquilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vagabundo,

      Excelente comentário. Prefiro fazer o que você comentou a ficar fazendo reuniões. Com a IF, a vida em um sítio bem localizado se torna muito boa.

      Na região onde meus pais moram tem tudo. Quem tem dinheiro aqui está de boas.

      Abraços.

      Excluir
  9. Olá CI

    Eu já não curto muito viver no campo, gosto de cidade grande, de acesso à coisas diferentes e novas, gosto do dinamismo das grandes metrópoles.

    Tô desesperado nessa cidade que estou vivendo atualmente, são 3k de habitantes 1 shopping só 1 McDonalds só a única vantagem é a praia praticamente deserta, mas de resto tô doido pra resolver minha vida e poder ir pra cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é VDD,

      Você é bem oposto a mim. Conheço muita gente que é igual a você. Existem os pros e os contras na cidade e no campo. Agora é cada um escolher o que gosta.

      Abraços.

      Excluir
  10. Consigo ver vários benefícios em morar no campo, mas, ainda assim, não me vejo morando no campo =(
    Quem sabe num futuro, porque agora me sinto incomodado em passar mais que uns dias em regiões bem afastadas,

    abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá FPI,

      Para quem não morou no campo é difícil se adaptar, mas com o passar do tempo as coisas começam a ficar melhores.

      Abraços.

      Excluir
  11. Olá, Cowboy!

    Uma das minhas maiores aspirações na vida é morar numa cidade pequena (já até sei qual) e me desligar das agitação da cidade grande onde moro. Não é um projeto para o curto prazo, mas futuramente espero coloca-lo em prática.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá JM,
      É isso aí.
      Agora é só trabalhar e aportar para viver uma vida tranquila na futura cidade.

      Abraços.

      Excluir
  12. Olá, Cowboy eu irei viajar para um campo!

    ResponderExcluir