sábado, 18 de março de 2017

Vantagens e desvantagens ao viajar a trabalho

Neste mês e no anterior tenho viajado muito a trabalho, inclusive tenho mais uma viagem a fazer neste mês. Nas empresas anteriores que trabalhei nunca tinha viajado a trabalho, e quando era submetido a alguma entrevista de emprego não aceitava serviços que poderia viajar para outras cidades. No órgão (onde trabalho), o qual é federal é no país todo, e o cargo que ocupo exige que algumas viagens poderão ser feitas. A pouca experiência que tiro com essas poucas viagens é que há algumas vantagens e desvantagens.


Vantagens ao viajar a trabalho

    • Conheço cidades que não conhecia: Nessas viagens que tenho feito foram para cidades que não conhecia, cidades beira-mar. O legal é que dá para curtir uma praia depois do expediente. Claro, se não for muito puxado.
    • Conhecer novas pessoas: Podemos conhecer pessoas de outros estados e vê como são suas culturas locais e até ter um contado por um longo tempo.
    • Acumular milhas aéreas: Nesse caso pode ser bom caso queira usar essas milhas para um passeio nas férias ou vendê-las para outras pessoas.
    • Sobrar uma grana da viagem: Não sei como funciona os outros órgãos do governo ou de empresas privadas, mas no que trabalho a diária é paga em dinheiro, apenas a passagem aérea que é comprada pelo setor responsável, mas nesses caso para sobrar algum dinheiro é preciso dividir quartos com colegas, pois a diária não é muito.

    Desvantagens ao viajar a trabalho

    • Gastar mais do que recebe de diária: As pessoas do órgão/empresa local quer mostrar para a gente o que há de melhor na sua cidade e se não ficar esperto poderá ter um rombo no bolso.
    • Arcar com as despesas com seu dinheiro: O certo é viajar com o dinheiro da diária em mãos, mas até hoje eu recebi apenas uma diária antecipada é que é o certo. Nos outros caso tive que arcar tudo com meu dinheiro. E isso acaba atrapalhando as finanças. Claro que se você não tiver como pagar, poderá recusar a viajar, até hoje eu não recusei, mas já avisei se continuar assim eu só viajarei com dinheiro da diária em mãos.
    • Diária de hotel cara: Eu nunca viajei só, mas tenho colegas que já, nesse caso dependendo da cidade a diária nem consegue cobrir os gastos.
    • Dividir quartos com colegas: Eu não me importo muito em dividir quarto com pessoas, mas se o colega for chato é melhor ficar só mesmo.
    • Mudar os seus projetos: Caso você tem outros projetos na sua cidade onde mora, se essas viagens forem frequentes poderão atrapalhar os seus projetos.
    Essas vantagens e desvantagens estão mais voltadas para o tipo de órgão que trabalho, mas acredito que muitas delas encaixaram para outras empresas também.

    E você costuma viajar muito a trabalho? Conte aí nos comentários as vantagens e as devantagens.

    Abraços,
    Cowboy Investidor

    16 comentários :

    1. Muito bom, CI.

      Viajar é bom demais, mas quando se viaja muito, cansa bastante também!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá MP,
        Verdade. Viajar muitas vezes acaba atrapalhando os projetos particulares. Para falar a verdade eu não gosto muito de viajar a trabalho.

        Abraços.

        Excluir
    2. Fala CI,

      No início viajar a trabalho é bem bacana, mas depois de 1 ou 2 anos fica cansativo/enjoativo, principalmente viagens de 1 semana pra cima (treinamentos, por exemplos).

      Abcs

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá NI,

        Realmente essas viagens de uma semana ou mais são bem estressantes.

        Abraços.

        Excluir
    3. Meu Deus como pude demorar tanto para comentar esse seu post?
      É sempre uma honra ver você meu amigo Cowboy!
      Eu não viajo a trabalho, mas conheço duas pessoas que trabalham assim.
      Como solteiro não vejo desvantagem, pois atrapalha mais quando você tem esposa e filhos. Mas tem um ponto engraçado: As vezes você viaja pra um lugar no fim do mundo, e nesses lugares os hotéis são horríveis!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Einstein,
        Para quem é solteiro é mais tranquilo, mas para os casados é bem mais complicado. Ainda para oa que tem filhos pequenos.

        Abraços.

        Excluir
    4. Fala CI, na iniciativa privada é um pouco diferente, às vezes há cartão corporativo, ou você gasta e depois pede reembolso (claro que tem limite) os hotéis já são reservados pela empresa, discuti esse assunto por coincidência com meu amigo essa semana, ele trabalha em um órgão federal, vocês tem um diária por dia né ? Fora isso viajar sozinho é ruim, já fiz muito isso, é ruim também ficar a semana toda fora e voltar só no Fds, isso acaba cansando !! Rs

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá SP,

        Sim, a diária é paga por dia e é se ficar esperto nem dá para pagar os gastos.
        Sem falar que na maioria das vezes essas viagens são mais para encher linguiça.

        Abraços.

        Excluir
    5. Viajar a trabalho é bom só no início, depois fica um saco.
      abraço!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá UÓ,
        Isso é verdade. Eu já estou achando também.

        Abraços.

        Excluir
      2. Exatamente!
        Quando comecei a fazer as viagens à trabalho, curtia mto! Mas dps começaram a ficar mais cansativas e enfadonhas, chegava em casa arrebentado.
        Hoje faço de tudo para não viajar.

        Abraços!

        Excluir
      3. Olá LI,
        É desse jeito mesmo.

        Abraços.

        Excluir
    6. Já viajei várias vezes a trabalho tendo indo para outros estados também e os pontos positivos de conhecer novas culturas e pessoas é muito bom, o negativo é ficar distante de casa e não poder fazer nada da vida, não poder fazer um curso a noite por exemplo.

      As vezes o trabalho a distancias cansa mais do que se estivesse grudadinho na sua mesa.

      Eu não gosto de viajar a trabalho, cansa e muitas vezes ao virarmos as costas, tudo aquilo que procuramos acertar, passar, corrigir, vai ser abandonado pelas pessoas nas semanas seguintes.

      Daí eu penso ? Adiantou eu deixar minha familia para tentar mudar algo que uma ligação, e-mail, etc, teria tido o mesmo resultado.
      Acho que não adianta, então hoje acho que viajem só se for necessário, temos skype aí pra que ?!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá PI,
        Essas viagens que fiz até hoje seria tudo resolvido através de uma vídeo-conferência, mas o pessoal gosta de jogar dinheiro no ralo.

        Abraços.

        Excluir
    7. Viagem a trabalho no futuro vai ser a mesma sensação que temos hoje de pouca produtividade quando imaginamos no passado que as empresas se comunicavam por carta e não por e-mail.

      Cada dia mais as empresas percebem que teleconferência é muito mais produtivo. Claro que vai existir aquela situação que vai exigir um presencial, mas isso equivale a uns 10% do que é feito hoje

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá VDD,
        Verdade isso.

        Algumas viagens que fiz dava para resolver apenas com teleconferência. Outras não.
        Espero que seja resolvido isso mais pela teleconferência, pois no órgão que trabalho a estrutura é muito boa com essa tecnologia.

        Abraços.

        Excluir